o que é chatbots ? para que serve ?

 

 

    É um programa que procura otimizar o relacionamento entre usuário internauta com um robô de inteligência artificial para assimilar de forma cada vez mais aperfeiçoada  com intuito de poder ajudar a solucionar alguma necessidade do usuário, o robô está presente em várias plataformas, aplicativos e também no facebook.

    ele atua como assistente que se comunica com o individual do outro lado da tela de um dispositivo seja celular ou computador  mas, com o bom exemplo exemplo fica até mais simples de compreender:

   uma situação de aplicação real e mais comum é  ocorre quando uma pessoa visita um site de uma empresa na na internet e aparece uma janela de pop-up no canto  superior direito da barra de pesquisa tem. 

  essa pop up é um chatbot que é uma espécie  de central de atendimento que proativamente se direciona a quem está á procura de uma solução para uma necessidade para entender a programação de um bot  é classificado em duas categorias (chatsimples) e o avançado(smart)

   Essencialmente, à medida que o usuário vai escrevendo sua mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que esse usuário quer dizer com base em palavras-chave pré-escritas no software.

   É como se ele tivesse um FAQ programado, uma seção de perguntas e respostas pronta para ser acionada conforme o termo digitado pelo usuário.

   Cada um desses comandos deve ser escrito pelo desenvolvedor separadamente, usando expressões regulares ou outras formas de análise.

   Partindo dessa ideia, se a sua mensagem não conter nenhuma palavra-chave programada previamente, o bot não consegue entendê-lo e, como regra geral, responde com mensagens como "desculpe, não entendi".

                       


  Chatbots baseados em inteligência artificial

   Esse tipo de chatbot é um pouco mais complexo, pois se baseia na inteligência artificial quando se comunica com os usuários.

  Ok, mas como a inteligência artificial entra nessa história de fato?

  Basicamente, o software registra todas as palavras escritas pelo usuário para processamento posterior.

 Dessa forma, ao invés de dar respostas pré-programadas, o bot. responde com sugestões adequadas sobre o   assunto, mesmo fazendo uma pergunta de forma não programada.

 Como vimos no tópico anterior, os chatbots possuem duas lógicas de funcionamento baseadas no mapeamento de possíveis interações com os usuários.

A primeira toma como base as palavras-chave e o padrão de navegação do público.

Inicialmente, é construído um banco de dados com perguntas e respostas frequentes, imagens, links, vocabulário próprio, entre outros elementos.

Em seguida, esse conteúdo é incorporado no chatbot para que ele consiga guiar o usuário até a solução do seu problema específico.

A segunda lógica tem com base a inteligência artificial, conforme explicamos antes.

Assim, através de um processo de aprendizado, o software registra as interações dos usuários e, com base nesse histórico, fornece respostas mais precisas para cada pergunta.

Embora tudo ocorra de maneira automática na ferramenta, o segredo está nas pré-definições.

Ou seja, na preparação do conteúdo e no desenvolvimento das informações do chatbot.

Relativamente fácil de entender, não é mesmo?

No tópico seguinte, vamos explicar de que forma você pode utilizar essa tecnologia a favor da sua estratégia.

  


           PARA QUE SERVEM OS CHATBOTS ?

Oferecer novas possibilidades de relacionamento

Os chatbots ampliam o alcance e a comunicação com seu público.

Várias plataformas já fazem uso desse recurso para atingir o usuário com a mensagem certa no tempo certo, desde o topo até o fundo do funil de vendas.

Ou seja, se mostram preparadas para diferentes estágios da audiência.

Ao possibilitar uma comunicação mais personalizada, baseada no histórico de interações com o usuário, as empresas conseguem construir um relacionamento mais confiável com cada um deles, atendendo às demandas específicas.

Para otimizar o processo de atendimento ao cliente

Existe uma variedade de perguntas que a maioria dos clientes costuma fazer, principalmente, em se tratando de um e-commerce.

Veja só alguns exemplos:

  • Quais as formas de pagamento?

  • Quanto tempo para entregar?

  • Posso trocar um produto?

  • Qual a garantia oferecida?

  • Como o custo do frete é determinado?

  • Por que preciso informar meu CPF?

Assim, otimizar o atendimento ao cliente exige ter à mão respostas prontas para os questionamentos mais comuns.

Não dá para direcionar colaboradores para escrever as mesmas respostas todas as vezes, especialmente se há tecnologia para atender a essa demanda.

A solução? Incorpore um chatbot no seu website ou qualquer outro canal de comunicação.

Além de direcionar os esforços do seu time para atividades mais interessantes e importantes, você consegue dar respostas mais rápidas para o cliente e melhorar a sua experiência.

E se ele sai satisfeito, maior a chance de comprar e de indicar a sua empresa para amigos.

Para se relacionar com leads e clientes

Como mencionamos, os chatbots se utilizam da inteligência artificial para registrar as palavras dos usuários e, posteriormente, apresentar respostas mais efetivas.

Nesse sentido, você pode usar esse recurso como parte integrante da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Sim, é uma oportunidade e tanto.

Com base no histórico de mensagens do lead ou do cliente, o bot pode sugerir conteúdos que estejam relacionados às palavras usadas e que despertem o interesse do usuário.

A partir dos termos mais buscados por eles na ferramenta, você tem informações valiosas para propor pautas para o seu blog, por exemplo.

E os benefícios dessa estratégia são evidentes.

Ao oferecer conteúdo relevante e de qualidade, além de ajudar o usuário a resolver seu problema, você estreita o relacionamento entre a sua empresa e o público.


   ROCHA,Hugo.Chatbot: o que é, para que serve, como funciona e como criar o seu< Chatbot: o que é, para que serve, como funciona e como criar o seu | Klickpages> ,acesso em : 08 abr 2021.




 




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