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Busca Patrocinada e Orgânica

 

O que é preciso saber sobre busca patrocinada 

e orgânica

Campanhas de busca patrocinada é definida  pela compra de palavras–chave que permitem a exibição de um anúncio na página de resultados do Yahoo, Google, MSN etc. O anunciante só paga pelos anúncios clicados.

Por que a busca patrocinada é considerada a locomotiva do crescimento da publicidade online no mundo todo? Para se ter uma idéia, 60% das campanhas online nos EUA já são em sites de busca.

A primeira coisa que vem à nossa cabeça é preço baixo e facilidade de criar a campanha, pois são “apenas anúncios de texto e por isso não preciso de agência”.

A verdade não é bem essa: campanhas de links patrocinados podem se tornar algo bem complexo. Empresas como o Buscapé, Nokia, Editora Abril e Gol – para citar algumas – tem centenas, às vezes milhares, de palavras–chave compradas. E é preciso ter anúncio individualizado para boa parte delas.

Além disso, cada buscador tem suas regras editoriais, o que diferencia o formato do título e do texto dos anúncios. Sem contar que você vai receber diferentes relatórios para avaliar e consolidar, e que é preciso avaliar o desempenho das palavras–chave, pois os sites cancelam aquelas que não estão dando resultados e você pode ficar sem anúncio. Pronto, lá se foi a facilidade…

O preço? Sim, claro: a busca é hoje a melhor porta de entrada para pequenas e médias empresas na publicidade online, pois a verba inicial para se começar uma campanha está em torno de 10 centavos o clique. Ou seja, qualquer loja de animais, tinturaria, floricultura ou micro–varejo pode se beneficiar dessa nova opção de marketing e atingir grande sucesso gastando muito pouco.

Por isso já há uma boa massa de pequenos varejistas usufruindo e gerando bons negócios através desse serviço no Brasil. Mas não se engane: o sistema de links patrocinados funciona na forma de leilão de palavras e, se você não limitar seu gasto diário, o preço de sua campanha pode ir para as alturas e lá se foi sua verba.

Mas dois fatores de grande importância não foram abordados em nenhum dos diversos artigos que li: a busca local e a influência de fatores do dia–a–dia nas buscas.

Explico primeiro as campanhas locais: uma floricultura compra diversas palavras relacionadas com seu negócio para que, cada vez que uma busca seja feita, seu anúncio apareça em destaque. O problema é que se a floricultura está em Maceió e, eu que moro em Rio De Janeiro, faço uma procura atrás de flores e clico no anúncio de nosso amigo?

Pois bem, ele pagou por aquele clique, contudo, não terá uma conversão, pois estou em Brasília e ele em Maceió.

Nos Estados Unidos, principalmente, já é possível criar campanhas utilizando–se do CEP do anunciante. Ou seja: eu sou de São Paulo, bairro de Moema. Posso fazer uma busca por “floriculturas” e receber apenas resultados de lojas que estão no meu bairro, pertinho de mim. Aí a brincadeira começa a ficar interessante!

No Brasil, os principais sites de busca ainda não oferecem esse serviço, mas alguns como o Buscapé, de comparação de preços, têm essa capacidade e, junto com a contextualização, têm obtido grandes resultados para seus parceiros.

Agora os fatores externos, de maneira simples e clara: a temperatura sobe, aumentam as buscas por ar–condicionado; aproxima–se o dia das Mães ou dos Namorados, as buscas por flores disparam; os juros caem, todo mundo quer saber mais sobre financiamento e assim por diante.

Compreendeu? Pesquisa, senso de oportunidade, contextualização: esses são alguns dos segredos do sucesso de uma campanha de busca patrocinada. Quando bem planejadas e realizadas, elas trazem resultados incomparáveis aos anunciantes, pois os sites de busca continuam sendo o ponto inicial da maioria dos usuários de internet quando estão atrás de algum serviço, informação ou produto.Uma busca orgânica é o processo que faz com que os usuários da World Wide Web possam realizar pesquisas na rede através das listagens dos motores de busca, ao contrário do que ocorre com listagens de resultados onde pode constar publicidade paga e anúncios (pay per click) exibidos entre os resultados de procura. Listas de resultados de busca orgânicas são baseadas na relevância de uma palavra-chave em uma página de um website.[1]

A área de Otimização para sistemas de busca(SEO - Search Engine Optimization), é preocupada em elevar ao máximo a visibilidade de um website nas listagens de resultados das pesquisas e conferir maior evidência aos resultados orgânicos de busca. Alguns empresários leva em conta suas estratégias de "SEO" para que o website alcance uma posição bem sucedida em resultados orgânicos de pesquisa para vários termos e palavras-chave.[2]

Perfil do Usuário de Busca

  • Usuários de mecanismos de busca tendem a acessar primeiro os hiperlinks nos resultados de busca orgânica, não encontrando o que procuram, só então acessam as páginas de anúncios pagos (anúncios patrocinados);
  • Em média 9,2 resultados são vistos antes do usuário dar o primeiro clique;
  • Em média os consumidores gastam 10.4 segundos em uma página para ver resultados de busca;
  • Usuários em busca de efetuar transações vêem mais resultados, 9,9 em média, contra 8,5 dos usuários que apenas buscam informações;
  • Compradores gastam mais tempo vendo resultados, 11,4 segundos em média, contra 9,4 segundos dos que apenas procuram informações.

   

Mudanças no site

Com o intuito de fornecer, aos buscadores, informações que tornem um site relevante e importante ao tema buscado, algumas modificações serão essenciais para o ganho de posicionamento de um site. Serão levadas como base estruturas de formatação, textos, palavras-chaves, rede de links, nomeação de figuras, vídeos entre outros.

É importante que o site seja leve, com navegação fluída, texto único e relevante, com densidade de palavras adequada para sua importância. Assim, chegar à primeira pagina do Google se torna uma realidade.

Mudanças fora do site

Fora do site, existe a necessidade de se criar uma rede sustentável de suporte para o ganho e manutenção do posicionamento.

Atualizações através de blogs e divulgações por notas de imprensa serão as principais responsáveis pela criação de backlinks, considerados fundamentais para o sucesso da otimização do site e ganho de posicionamento nos mecanismos de busca, ajudando o site a chegar à primeira pagina do Google, Yahoo, MSN, Bing e outros.

Novos tipos de indexação com algoritmos

Indexação Cognitiva de Resultados

Em Outubro de 2016 foi ao AR o primeiro sistema online que faz o trabalho de SEO automáticamente com base de keywords utilizadas para pesquisa no Google Chamado ARC (Algoritmo de Resultado Cognitivo). Este algoritmo utiliza de Inteligência Artificial para classificar e ajustar adequadamente o resultado ao termo de pesquisa vindo do Google em tempo real. Este código é proprietário e foi desenvolvido pela empresa CODEINDEXER para utilização em seu site de classificados INDEXEI (Guia Indexei).

Indexação Neuro-Orgânica de Resultados

Parecido com a Indexação Cognitiva de Resultados, a Indexação Neuro-Orgânica trabalha o código de otimização de SEO baseado em redes neurais artificiais que leva em consideração as palavras-chaves utilizadas nas pesquisas do Google para aprender as tendências de sua preferencia, podendo então fornecer dados importantes para o ajuste destas novas palavras-chaves com as Tags dos seus anunciantes.



Fonte : MARCELO, Sant'Iago. o que é preciso saber sobre a busca patrocinada<O que é preciso saber sobre busca patrocinada | Webinsider> Publicado em: 29 mar 2005, Acesso em: 25 mar 2021.

Fonte: WIKIPÉDIA, Busca orgânica.<Busca orgânica – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)> Acesso em : 25 mar 2021.

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